sábado, 25 de julho de 2009

Gentileza


Vou participar da campanha " Gentileza gera Gentileza".

Esses dias me peguei pensando em como nós não somos gentis uns com os outros. Em como a "consideração alheia" está tão fora de moda. E como a gente vê isso muito bem quando está no trânsito.

Quanto tempo você economiza do seu dia não dando passagem para o carro que está entrando na faixa? Sei lá, uns 3 minutos... E ultrapassando uma fila de carros, sem esperar, como todo os outros? Quase 5 minutos... E os motoqueiros cortando os carros? Uns 10 minutos e alguns retrovisores quebrados... E o que custa dar a seta para mudar de faixa? Milésimos de segundos e talvez uma batida ou uma perna quebrada de alguém... Mas compensa?

Esses dias o porteiro do meu prédio interfonou dizendo que a minha vizinha de garagem pediu que eu estacionasse meu carro mais centralizado na vaga porque ela tinha dificuldades de sair do seu. Isso sem considerar que assim eu não saio do meu, já que o sedan dela esmaga meu mísero Ka contra a parede. E o que eu faço desde então? Encosto meu carro na parede, do lado do passageiro, para que ela possa abrir a porta sem dificuldades, ou paro na minha outra vaga, no piso inferior. Gentileza, muito prazer. E o que ela tem feito desde então? Parado seu carro mais no canto, perto de uma vaga em que quase não é usada, para que assim eu consiga sair do meu carro e ela também. Gentileza gera gentileza.

Uma amiga me contou que estava no trânsito quando viu um homem tentando avançar o sinal vermelho na rua ao lado. Ela diminuiu para dar passagem, já que o homem parecia bastante nervoso. Entretando, os outros carros não, e continuaram em frente. Alguns reclamavam, buzinando, sem levar em consideração que havia uma mulher em trabalho de parto no banco de trás... Gentileza, por favor.

Mas ainda há um caso de gentileza que talvez seja um fiozinho de esperança para a salvação da humanidade. Uma gentileza coletiva que a gente presencia quase todos os dias. É só reparar... quando há uma ambulância querendo passar todos os carros abrem espaço, sobem na guia, mudam o rumo, ultrapassam sinais... enfim, Gentileza.

É, parece que os homens podem ser gentis diante do sofrimento humano.

PS: Gentileza Gera Gentileza é uma ação social, criada para espalhar as mensagens de amor e paz deixadas originalmente por José Datrino, o Profeta Gentileza (http://www.gentileza.net/).

Um comentário: